Relações com Investidores

ENG

Conselhos e Diretoria

A Klabin mantém como principais órgãos de governança a Assembleia Geral de Acionistas, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e a Diretoria. Estes órgãos atuam em completa sinergia desde sua remuneração, até a preparação das diretrizes da Companhia, visando sempre o alcance de melhores resultados econômicos, financeiros, sociais e ambientais.

Confira abaixo a composição do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva da Klabin.

Conselho de Administração

É composto por 13 membros efetivos e 13 suplentes, eleitos em Assembléia Geral, sendo cinco independentes. O mandato é de um ano, sendo permitida a reeleição. Ao Conselho de Administração cabe o estabelecimento de estratégias de longo prazo e a tomada de decisões. O presidente do Conselho não exerce função executiva na companhia.

mEMBROS Suplentes
Daniel Miguel Klabin Amanda Klabin Tkacz

Daniel Miguel Klabin

Presidente de Daro Participações S.A., sócia-diretor da Klabin Irmãos & Cia., empresa holding do Grupo Klabin. Membro do Comitê Empresarial Permanente do Ministério das Relações Exteriores. Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acumula larga experiência em posições de liderança. Foi o fundador e 1° Presidente (1998) do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), sendo atualmente vice-presidente nato e membro do Conselho Curador da instituição.

Vivenciou os principais ciclos de crescimento da Klabin, na posição de Conselheiro de Administração. Já havia presidido o Conselho em outras seis ocasiões (exercícios de 1981, 1987, 1993, 1999, 2005 e 2011).

Atualmente, ocupa ainda os seguintes cargos de liderança em empresas e instituições: sócio-dretor da Damaro Comercial Agropecuária Ltda; diretor da Daram Participações Ltda; membro do Comitê Estratégico do Capítulo Brasileiro do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL) e membro do Conselho Superior e benemérito da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) desde 2008. É doutor honoris causa da Academia Brasileira de Filosofia, instituição que defende as liberdades de pensamento e expressão, o debate das ideias, da democracia e do estado de direito.

Amanda Klabin Tkacz

Integra o quadro societário e responde pelo posicionamento estratégico da Galt Capital, consultoria especializada na análise e proposição de investimentos. É graduada em Administração de Empresas pelo IBMEC, diplomada no curso Owners/Presidents Management Program da Harvard e pela Wharton School of Business no curso Private Wealth Management. Por sua experiência e formação adquiriu competência reconhecida em planejamento estratégico de negócios, fusões e aquisições e gestão de riscos.

Horácio Lafer Piva Eduardo Lafer Piva

Horácio Lafer Piva

Acionista da Klabin Irmãos & Cia., holding do Grupo Klabin. Economista e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV - Fundação Getulio Vargas. Soma destacada contribuição ao desenvolvimento econômico e à indústria brasileira, e também à educação e à saúde, por meio de sua atuação em entidades privadas e públicas, alguns delas destinadas a repensar o país com base no desenvolvimento sustentável e no acompanhamento de indicadores em diferentes áreas. Foi presidente da FIESP/CIESP (1998-2004), do Sebrae-SP (1998-2000) e do Conselho Temático de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi membro do Programa Comunidade Solidária do governo Fernando Henrique Cardoso e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do governo Lula. Atuou como presidente da Associação Brasileira de Papel e Celulose (Bracelpa), como membro do Conselho da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e do Instituto DNA Brasil.

Participa ainda do Conselho de Administração das seguintes empresas: Martins S/A, Tarpon S/A, Cataratas S/A, Grupo Baumgart e TCP S/A. Preside o Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). É membro do Conselho da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), da Associação Brasileira de Distrofia Muscular, da Fundação Bienal de São Paulo, da Fundação Fernando Henrique Cardoso (FFHC), do Comitê de Gestão e Saúde do Governo de São Paulo, dos Conselhos Consultivos da Spread TI e Brasilpar - Serviços Financeiros, dos conselhos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da revista Piauí. Participa também da Mobilização Empresarial pela Inovação, iniciativa da CNI, como líder do tema Recursos Humanos.

Eduardo Lafer Piva

Diretor da Presh S.A., sócia-gerente da Klabin Irmãos & Cia., holding do Grupo Klabin. Também é diretor da Piva Participações S.A., da L.P. Rural S.A., da Serragro S.A., da Hlp Assessoria Empresarial, e da histórica Fazenda Empyreo, situada em Leme (SP). É superintendente da G.L. Agropecuária e da Santângelo Agropecuária Ltda.

Cursou Economia na Fundação Armando Alvares Penteado e possui ampla experiência em empreendimentos agropecuários de alta tecnologia.

Armando Klabin Bernardo Klabin

Armando Klabin

Diretor-presidente de Dawojobe Participações S.A., sócia-gerente da Klabin Irmãos & Cia., holding do Grupo Klabin. Formado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além da trajetória como empreendedor e executivo, sempre se destacou como esportista, demonstrando disciplina, dedicação, persistência e capacidade de atuar em equipe. Em 2016, aos 83 anos, foi reconhecido pelo Guinness Book, como o mais longevo jogador de polo em atividade, esporte que tem ajudado a difundir no país.

Exerce ainda os seguintes cargos em sociedades e instituições: presidente da Cosibra - Companhia Sisal do Brasil; sócio-controlador da Aquinor - Aquicultura do Nordeste Ltda; diretor-presidente de lbitiguaia Agropecuária Ltda - Fazenda Paraíso (MG) e Estância Miranda (MS); membro do Conselho Diretor da Fundação Getúlio Vargas; presidente do Instituto de Tecnologia ORT Brasil, voltado para a educação e treinamento tecnológico, e da Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande; presidente do Conselho de Administração da Colônia de Férias Henrique Lemle, ONG que desenvolve atividades complementares à escola, educação ambiental e pesquisa em ciências biológicas e naturais.

Bernardo Klabin

Sócio, diretor-administrativo e membro do Comitê de Investimentos da 4K Investimentos Gestora de Recursos. É diretor-geral da Ibitiguaia Agropecuária Ltda., diretor da Aquinor Agricultura do Nordeste Ltda, e membro do Conselho de Administração da Companhia Sisal do Brasil Ltda.

Cursou Geografia e Meio Ambiente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Marketing na Faculdade da Cidade, Liderança e Administração na IMD na Suiça, Family Business e Owner/President Management Program em Harvard, Gestão de Empresas Familiares pelo Insper, e Gestão do Patrimônio Pessoal no IBMEC.

Foi responsável pela área de novos negócios da empresa E-imóveis.com.br e sócio e diretor-administrativo nas empresas Disk Cook (atual iFood) e One Mídia. Na Klabin, atuou nas áreas de Desenvolvimento de Produtos, Tecnologia da Informação, Produção e Expedição.

Celso Lafer* Reinoldo Poernbacher

Celso Lafer*

Professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou como professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP, até 2011. É PhD em Ciência Política pela Universidade de Cornell (EUA). Jurista, estudioso dos direitos humanos, especialista em relações internacionais e comércio externo. Em 1992, foi Ministro de Estado das Relações Exteriores e vice-presidente ex-officio da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92. Na sua segunda gestão no ltamaraty (2001-2002), chefiou a delegação brasileira à Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Doha. Foi Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999) e Embaixador, Chefe da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio em Genebra (1995-1998). Em 1996 presidiu o Órgão de Solução de Controvérsias da OMC e, em 1997, o Conselho Geral da mesma entidade. É membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências.

Foi Presidente do Conselho de Administração da Metal Leve S/A. Indústria e Comércio (1993-1995), membro do Conselho de Administração da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Fundação Osesp (2005-2011) e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Atualmente, preside a Fundação Ema Klabin e o Conselho Deliberativo do Museu Lasar Segall e o Conselho Editorial da revista Política Externa. É membro do Conselho Consultivo da Associação Pinacoteca Arte e Cultura em São Paulo. Autor de diversos livros, entre eles: A reconstrução dos direitos humanos, um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt (1988); Comércio, desarmamento, direitos humanos – reflexões sobre uma experiência diplomática (1999), A internacionalização dos direitos humanos: Constituição, racismo e relações internacionais (2005), em coautoria com Alberto Filippi. Recebeu, entre vários outras, as seguintes honrarias: doutor honoris causa da Universidade de Tres de Febrero - UNTREF, da Argentina (2011) e da Université Jean Moulin Lyon 3, da França (2012); Honorary Fellow da Universidade Hebraica de Jerusalém (2006); prêmio Moinho Santista da Fundação Bunge na área de Relações Internacionais (2001). Em 2006, foi titular da cátedra "Países e Culturas do Sul", do Centro John W. Kluge da Biblioteca do Congresso dos EUA.

Reinoldo Poernbacher

Formado em engenharia química pela Universidade Federal do Paraná, possui ampla experiência em cargos de direção, com passagem pelas seguintes empresas: Cia Química Meacril, Copene Energética S.A.(Copener) e Norcell S.A.

Foi diretor-gerente da Unidade de Negócios Klabin Florestal, diretor de Supply Chain e diretor-geral da Klabin S.A.

Israel Klabin Alberto Klabin

Israel Klabin

Diretor-presidente da Glimdas Participações S.A., sociedade que deu origem à Klabin, sócia-gerente de Klabin Irmãos & Cia., holding do Grupo Klabin. Além de sua relevante experiência como gestor da empresa, tendo assumido sua presidência quando tinha apenas 30 anos, possui trajetória reconhecida como ambientalista. É presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), que ajudou a criar; membro do Conselho Independente em Sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e autor do livro "A urgência do presente: biografia da crise ambiental" (2011). Foi um dos organizadores da ECO 92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Em 1997, presidiu o Comitê Anfitrião Brasileiro da Rio+5 e foi co-presidente do Comitê Internacional da Rio+5.

Formado em engenharia civil e matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris, integrou também o grupo fundador do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Foi prefeito do Rio de Janeiro em 1979.

É conferencista do Institut d'études politiques de Paris, articulista de periódicos nacionais e internacionais e conselheiro de universidades, instituições de pesquisas e redes de colaboração, como a UFRJ, a Fundação Getúlio Vargas, a Harvard University, a Tel Aviv University e a Sustainable Development Solutions Network (SDSN), rede de soluções para o desenvolvimento sustentável da ONU.

Alberto Klabin

Formado em engenharia mecânica de produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em psicologia pela Universidade Estácio de Sá, e pela Escola Superior de Guerra.

Sólida experiência como diretor-adjunto em empresas da família Klabin. Foi relationship manager no Chemical Bank, em Nova Iorque, e no Banco Norchem S.A., no Rio de Janeiro.

Roberto Klabin Martins Xavier Lilia Klabin Levine

Roberto Klabin Martins Xavier

Acionista e diretor de LKL Participações S.A e de Esli Participações S/A, sócias- gerente da Klabin Irmãos & Cia., holding do Grupo Klabin. Diretor e acionista da Levine Participações S/A. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui mestrado em Administração pela Business School São Paulo e curso de gestão de empresas familiares pela Universidade Adolfo Ibáñez do Chile, além de finanças pela New York University. Apoia e fomenta iniciativas sociais voltadas para educação, esporte e cidadania.

Lilia Klabin Levine

Empresária, presidente de LKL Participações S.A. e de Esli Participações S/A., sócias-gerente de Klabin Irmãos & Cia., holding do Grupo Klabin. É diretora de Jack Levine Participações Ltda. e acionista de Levine Participações S/A.

Formada em Direito pela Universidade Mackenzie, cursou também a Escola de Sociologia e Política de São Paulo e o curso extensivo de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Atua como entrevistadora e apresentadora de programa de televisão. Apoia e incentiva a Música Popular Brasileira há mais de 20 anos.

Francisco Lafer Pati Luis Eduardo Pereira de Carvalho

Francisco Lafer Pati

É acionista e diretor da VFV Participações S.A., sócio-gerente da Klabin Irmãos & Cia., holding do Grupo Klabin. Graduado em direito e em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduado em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas. Reúne experiência em processos nas áreas cível, societária e de contratos.

Desde 2011, é diretor de um grupo de comunicação que produz conteúdo jornalístico.

Luis Eduardo Pereira de Carvalho

Sócio-diretor da Setape Assessoria Econômica Ltda., empresa que oferece soluções completas em avaliação e gestão de ativos, sendo especializada em avaliações econômicas, assessoria financeira, estudos e projetos econômicos. O grupo é afiliado à VRG – Valuation Research Group, com representantes nos Estados Unidos, México, Argentina, Espanha, China, Canadá, Inglaterra e Austrália.

Acumula experiência como executivo em empresas de grande porte, como Camargo Corrêa S.A., Delta Metal Overseas, PZM Comercial, Agrícola e Construtora Ltda., Carlos Pereira Indústrias Químicas e Boucinhas & Campos Consultores Ltda.

É engenheiro de produção graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e tem MBA em Business/Finanças pela London Business School.

Paulo Sérgio Coutinho Galvão Filho Graziela Lafer Galvão

Paulo Sérgio Coutinho Galvão Filho

Vice-Presidente da GL Holdings S.A., sócia-gerente de Klabin Irmãos & Cia., holding do Grupo Klabin. Diretor de Tantra Participações Ltda., da GL Agropecuária Ltda e da Gepel Rural Ltda.

Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e formado em Harvard pelo programa Owner/President Management. É acionista e membro do Conselho de Administração da Drogasil S.A, a primeira empresa do varejo farmacêutico brasileiro a ter ações negociadas na Bolsa de Valores e que atualmente está presente em 17 estados brasileiros, com um total de 600 lojas.

Apoia iniciativas culturais, sendo membro do conselho da Fundação Bienal de São Paulo, do Museu de Arte de São Paulo e patrono individual na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Graziela Lafer Galvão

Diretora e acionista da GL Holdings S.A., sócia-gerente da Klabin Irmãos & Cia., empresa holding do grupo Klabin.

Também é sócia-diretora da Gepel Rural, sócia quotista de GL Agropecuária Ltda., sócia-gerente da Tantra Participações Ltda. É grande apreciadora e apoiadora das artes plásticas, sendo uma das principais colecionadoras de obras de arte do Brasil.

Roberto Luiz Leme Klabin* Marcelo Bertini de Rezende Barbosa

Roberto Luiz Leme Klabin*

Advogado, formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo. Tem especialização em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. É sócio-gerente nas seguintes empresas: KL & KL Participações Ltda; RK Hotéis e Turismo Ltda e Caiman Agropecuária Ltda.

Tem importante atuação como ambientalista. É presidente da Fundação SOS Pantanal e vice-presidente da Fundação SOS Mata Atlântica; membro do Conselho Consultivo da Conservation lnternational do Brasil, do Conselho Consultivo da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), do Conselho Consultivo do Instituto Econsenso e do Conselho Consultivo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). É também membro do Conselho Deliberativo do Hospital Israelita Albert Einstein.

Marcelo Bertini de Rezende Barbosa

Formado em Economia e pós-graduado em finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização na Harvard Business School. Atualmente é sócio de nove empresas no Estado de São Paulo. Acumula passagens por empresas de renome como IBM Brasil e McKinsey, com experiência nas áreas de Contabilidade, Finanças e Auditoria.

É presidente da Cinemark Brasil, e já foi diretor financeiro e vice-presidente da rede. Também é presidente da ABRAPLEX - Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex e membro do comitê estratégico da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Sergio Francisco Monteiro de Carvalho Guimarães* Olavo Egydio Monteiro de Carvalho

Sergio Francisco Monteiro de Carvalho Guimarães*

Diretor da Monteiro Aranha S.A. e Monteiro Aranha Participações S.A. Desde 2011, integra também o Conselho de Administração da Monteiro Aranha S.A. O Grupo Monteiro Aranha tem em sua trajetória de mais de cem anos o feito de trazer a indústria automobilística para o Brasil, com a Volkswagen, em 1950, sendo reconhecido ainda pelos investimentos em telecomunicações e pela atual participação na indústria, entre elas a Klabin, o Grupo Ultra (petróleo e gás), e empreendimentos imobiliários, desenvolvidos em associação com empresas nacionais e estrangeiras.

É economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tem MBA em Administração de Empresas pela Fordham University (EUA) e pelo programa Owner/President Management pela Harvard Business School.

Olavo Egydio Monteiro de Carvalho

Presidente do Conselho de Administração da Monteiro Aranha S.A., grupo com mais de cem anos e que tem em sua trajetória o feito de ter trazido a indústria automobilística para o Brasil, com a Volkswagen, em 1950, sendo reconhecido ainda pela atual participação na indústria, entre elas a Klabin, o Grupo Ultra (petróleo e gás), e empreendimentos imobiliários. Também é conselheiro da Ultrapar.

Formado em engenharia mecânica pela Technische Hochschule, da Alemanha. Tem passagens pela Volkswagenwerk, na Alemanha, e pelo J. Henry Schroder Bank, na Inglaterra. Foi presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), da seção Brasil do Conselho Empresarial Brasil-Argentina e membro do conselho do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).

Joaquim Pedro Monteiro de Carvalho Collor de Mello* Camilo Marcantonio Junior

Joaquim Pedro Monteiro de Carvalho Collor de Mello

Membro suplente do Conselho de Administração de Monteiro Aranha S.A. e Diretor de Relações com os Investidores de Monteiro Aranha S.A. Trabalhou como Diretor, COO e CEO da Organização Arnon de Mello, um dos maiores conglomerados de empresas de comunicação do Nordeste.

Foi vice-presidente de novos Investimentos de MASA Participações em Meio Ambiente, onde atuou na área de análise de empresas startups e early stage. Foi Vice-Presidente da Astor Group, empresa que atua na área de Fusões e Aquisições. Em 2013, fundou a Gestora de Recursos Charles River, onde foi diretor de Compliance e Risco. É formado em economia e relações internacionais pela Georgetown University, magna cum laude, e possui MBA pela Harvard Business School.

Camilo Marcantonio Junior

Sócio-fundador e gestor da Charles River Capital, graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), em 2003. Possui MBA pela Harvard Business School, onde recebeu o prêmio John L. Loeb pela performance destacada na área de Finanças. A Charles River Capital, gestora independente de recursos, focada na gestão de fundos de renda variável, é controlada pelo Grupo Monteiro Aranha S.A., empresa com tradição centenária de investimentos na economia brasileira e com participação relevante na Klabin. Antes de criar a Charles River Capital, trabalhou por oito anos na Bain & Company, prestando consultoria estratégica para a alta gestão de grandes empresas e private equities. Por três anos, foi também sócio do Astor Group, casa independente de M&A e consultoria estratégica.

Vera Lafer Vera Lafer Lorch Cury

Vera Lafer

Acionista e diretora da VFV Participações S.A., sócia-gerente da Klabin Irmãos & Cia., holding do Grupo Klabin. Também é diretora e quotista nos seguintes empreendimentos: VL Participações Ltda., Novo Horizonte Agropecuária Ltda., VEMI Participações Ltda., Kla Gama Agropecuária Ltda. e Lavesube Comércio e Representações Ltda.

Bailarina de renome, destaca-se por seu trabalho de apoio à cultura, arte e educação. Foi uma das criadoras do Studio3 Espaço de Dança, para formação e aperfeiçoamento de bailarinos. No Espaço Cultural Vera Lafer, em Telêmaco Borba, no Paraná, o programa Passo Certo, realizado em parceria com o Studio3, ensina dança contemporânea e capoeira a crianças e adolescentes da comunidade e filhos de colaboradores da Klabin, com idades entre 6 e 17 anos.

Sua atuação nessa área já lhe rendeu uma série de reconhecimentos públicos, como a homenagem recebida da Câmara de Vereadores de São Paulo.

Vera Lafer Lorch Cury

Acionista da VFV Participações S.A., sócia-gerente da Klabin Irmãos & Cia, holding do Grupo Klabin. Possui ampla experiência em cargos de liderança, adquirida na administração das cinco empresas das quais é sócia. Entre elas, a Fazenda e Haras Boa Vista Ltda., especializada em atividades de apoio à agricultura..

Helio Seibel* Francisco Amaury Olsen

Helio Seibel*

Administrador de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas. Tem mais de 40 anos de atuação no varejo, com foco no mercado de construção civil, material para construção e decoração. É proprietário da HSi, holding que reúne seus investimentos. Cada empresa é operada de forma independente, compartilhando uma longa e bem-sucedida história de gestão de negócios. São elas: Companhia Ligna de Investimentos, holding não-financeira; Espaço Negócios Imobiliários Ltda, do setor de incorporação de empreendimentos imobiliários; Leo Madeiras, Máquinas & Ferragens Ltda, comércio de madeiras, ferragens, artefatos, subprodutos e produtos correlatos.

Foi membro do Conselho de Administração da Leroy Merlin. Atualmente ocupa ainda os seguintes cargos em outras sociedades e em organizações do terceiro setor: membro do Conselho de Administração da Duratex S.A., onde também integrou o Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos até 2011; presidente do Instituto Leo Madeiras; vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) e membro do Young Presidents’ Organization (YPO/WPO), associação que reúne executivos e líderes empresariais de 130 países.

Francisco Amaury Olsen

Ex-presidente da Tigre Brasil, é formado em Administração de Empresas, com curso de extensão em Administração de Empresas pela Universidade de Southern, na Califórnia (Advanced Management). Atualmente é membro titular independente do Conselho de Administração da Duratex, onde integra também, desde abril de 2013, o Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação, o Comitê de Sustentabilidade e o Comitê para Avaliação de Transações com Partes Relacionadas, do qual foi presidente de 2013 a abril de 2014. Ainda na Duratex, entre 2013 e 2014, atuou no Comitê de Auditoria e de Gerenciamento de Riscos. Desde 2014, é vice-presidente do Conselho de Administração, presidente do Comitê de Auditoria, Riscos e Finanças e membro do Comitê de Integração da Martins Comércio e Serviço de Distribuição. Desde 2013, participa do Conselho de Administração do Grupo Rotoplas, onde, dois anos depois, passou a integrar o Comitê de Auditoria, Riscos e Finanças.

(*) Conselheiro independente conforme o Código ABRASCA de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas

Para maiores informações sobre o conselho da companhia, clique aqui.

Conselho Fiscal

Formado por cinco membros efetivos e cinco suplentes, é responsável por avaliar as demonstrações financeiras, identificar oportunidades de redução dos custos tributários e propor, quando possível, soluções aos impactos e às contingências impostos pela legislação e por normas fiscais vigentes. Os conselheiros fiscais são eleitos pela Assembleia Geral, com mandato de 1 (um) ano, sendo permitida a reeleição.

MEMBROS SUPLENTES
João Adamo Junior Roberto Miguel

João Adamo Junior

Diretor Fundador e Gestor Possui 26 anos de experiência no mercado financeiro. É gestor CVM e membro do Comitê Executivo e de Investimentos da Cadence Gestora de Recursos. Atuou em diversos cargos de direção em renomadas instituições, tais como: vice-presidente de produtos estruturados do Banco Fenícia, entre 1993 à 1997; Chefe de produtos estruturados do Deutsche Bank de 1997 à 2000; fundador da joint venture Maxblue DTVM do Deutsche Bank com o Banco do Brasil onde atuou como CEO; foi chefe-adjunto da plataforma de produtos de wealth management no UBS São Paulo entre de 2003 à 2007, no ano de 2006 também atuou como executivo sênior na integração do Banco Pactuai com a plataforma mundial do UBS e, em 2007 como diretor executivo da Vision Brazillnvestments; foi diretor e membro do comitê executivo da Mainstay Asset Management e membro do conselho fiscal da Net entre 2012 e 2013. Foi sócio fundador More lnvest Gestora de Recursos. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em Administração de Empresas pela FGV-EAESP.

Roberto Miguel                                                                                                                                      

Auditor independente e consultor empresarial atuando desde 1979 em empresas Multinacionais e nacionais de auditoria independente; Sócio fundador da Tríade Auditores Independentes desde 1989, sendo responsável da empresa perante a Comissão de Valores Mobiliários – CVM; Co-autor dos livros “Curso Básico de Auditoria - Coleção Seminários CRC - Editora Atlas, Co-autor do livro “Temas Contábeis Relevantes” - Coleção Seminários CRC - Editora Atlas, Co-autor do livro “Mudanças nas Demonstrações Contábeis - Editora Saraiva, Professor do Curso de Pós-Graduação nas cadeiras de Finanças e Contabilidade da FAT-FATEC-SP;Professor dos Cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu” nas cadeiras de Auditoria e Contabilidade Avançada da Faculdade São Marcos; Professor do Curso de Administração de Empresas da fundação Armando Alvares Penteado - FAAP na cadeira de Auditoria – 1988; Professor do Centro de Cursos Extracurriculares - CECEA, do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT; Professor de Cursos de Extensão Profissional; MEMBRO DE CONSELHO FISCAL DAS SEGUINTES EMPRESAS RENNER PARTICIPAÇÕES S.A. (controladora do Banco Renner), MINAS GERAIS EDUCAÇÃO S.A., INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIMONTE S.A. VC NETWORK EDUCAÇÃO S.A., RNE GESTÃO PATRIMONIAL S.A.,HELENO & FONSECA CONSTRUTÉCNICA S.A., TOLSTOI PARTICIPAÇÕES S.A., SHOPPING CENTER IBIRAPUERA S/A. FERROBAN FERROVIAS BANDEIRANTES S.A., NOVA FERROBAN S.A., NORTE SALINEIRA S/A IND. E COM. – NORSAL, ORDENE COMÉRCIO E PARTICIPAÇÕES S.A., IGW TRUST S.A., LOGÍSTICA AMBIENTAL DE SÃO PAULO S.A. - LOGA INONIBRÁS INOCULANTES E FERRO LIGAS NIPO-BRASILEIRO S.A BENALCOOL S/A AÇÚCAR E ÁLCCOL, IMPORTAÇÃO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO AMBRIEX S/A; MEMBRO DE CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DAS SEGUINTES EMPRESAS REDE NACIONAL DE FARMÁCIA S.A. MINKAR PARTICIPAÇÃOES S.A. , MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO GRUPO TENTA ATACADO

João Alfredo Dias Lins Carlos Alberto Alves

João Alfredo Dias Lins

Graduado em ciências contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior, Rio de Janeiro, RJ, em 30 de julho de 1970. Iniciou sua carreira profissional em 1962 na empresa de auditoria externa Price Waterhouse & Peat, atual PriceWaterhouseCoopers, de onde saiu em abril de 1971 como gerente de auditoria. Ingressou em Klabin Irmãos & Cia. em maio do mesmo ano, desligando-se em dezembro de 1980, passando a exercer a atividade de consultor de empresas. Em 1988 cursou o Advanced Management Programme, ministrado pelo lnstitut Européen d'Administration des Affaires- INSEAD, em Fontainebleau, França. Conselheiro Fiscal de Klabin S.A. desde 13 de janeiro de 1981. Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Getúlio Vargas. Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável - FBDS.

Carlos Alberto Alves

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas Anglo Americanas, e Pós Graduação em Contabilidade pela Fundação Getulio Vargas, iniciou carreira profissional em setembro de 1978 na Cia Cervejaria Brahma (Ambev) de onde saiu como Contador em fevereiro de 1998. Em março de 1998 ingressou na empresa Moinhos Cruzeiro do Sul- Filial Rio de Janeiro permanecendo até outubro de 1999 no Cargo de Gerente Administrativo e Financeiro. Em Dezembro de 1999 assumiu o cargo de Coordenador Financeiro na Telemar Regional Espírito Santo, em agosto de 2001 foi transferido para a Regional Minas assumindo o cargo de Gerente de Controladoria , sendo transferido para a Regional Rio de Janeiro, com o mesmo cargo em junho de 2002 de onde se desligou em dezembro de 2003. Membro suplente do Conselho Fiscal de Klabin S.A. desde março/2005.

Antônio Marcos Vieira Santos Vivian do Valle Souza LEão Mikui

Antônio Marcos Vieira Santos

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade São Judas Tadeu -São Paulo-SP, concluído em 1987, com atuação na área contábil desde 1985 e na área financeira há aproximadamente 15 anos, tendo ocupado cargos intermediários e de chefia em empresas como: Siemens e McCann Erickson Publicidade. Conselheiro Fiscal de Klabin S.A. desde abril de 1998.

Vivian do Valle Souza LEão Mikui

Bacharel em direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (1988) e formada em administração de empresas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (1998). Sócia do escritório de advocacia Leão e Tohmé Advogados Associados Ltda, há 15 anos. Membro do Conselho Fiscal de Klabin S.A. desde março/2005.

 

Wolfgang Eberhard Rohrbach Raul Ricardo Paciello

Wolfgang Eberhard Rohrbach

Ingressou na Monteiro Aranha S.A. em 1973 com atuação foca da no acompanhamento de suas participações acionárias, ocupando cargos de controller na empresa e de conselheiro fiscal/diretor em coligadas. No passado, entre outros, foi membro do conselho fiscal da Volkswagen do Brasil S.A., Ericsson Telecomunicações S.A., Oxiteno S.A., bem como diretor de empresa do agrobusiness. Atualmente, além de Controller de Monteiro Aranha S.A., é conselheiro fiscal de Klabin S.A.

Raul Ricardo Paciello

É gerente de Finanças e Compliance na Monteiro Aranha S.A., onde está desde 2009 e responde pelos processos de compliance, controladoria, contábil, tesouraria, fiscal, TI, RH e portfólio. Sua ampla experiência profissional foi construída também em empresas como Souza Cruz (BAT Group), Gillette do Brasil, Digital Equipment do Brasil/Compaq, EMI Music, Wood Group e Rexam. É mestre em Administração e Desafios na Gestão de Recursos Humanos e tem MBA em Finanças Corporativas, ambos pelo Ibmec, além de pós-gradução em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É um dos sócios da Charles River Capital, gestora independente de recursos, controlada pelo Grupo Monteiro Aranha S.A. e focada na gestão de fundos de renda variável.

João Verner Juenemann Maria Carmen Westerlund Montera

João Verner Juenemann

Contador pela PUC/RS, Administrador e Pós Graduado em Auditoria pela UFRGS. Fundador da Juenemann & Associados (atuação em auditoria independente e em perícias judiciais de 1977 a 2015). Conselheiro de Administração, membro de Comitês de Auditoria e Riscos e Conselheiro Fiscal de várias empresas abertas e fechadas nos últimos 30 anos. Atualmente Conselheiro de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria e do Comitê de Remuneração do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (2015/2018). Membro dos Comitês de Auditoria e Riscos da Tupy S.A. (2009/2017), da Paquetá Calçados (2016/2017) e Coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos (2016/2018). Membro efetivo do Conselho Fiscal da Klabin S.A. (2017) e da Saraiva S.A. Livreiros Editores (2014/2017). Membro do Comitê de Indicação do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2011/2017). Foi Conselheiro de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos de Forjas Taurus S.A. (2014/2016) e Conselheiro de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (2003/2010). Também foi presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Desenvolvimento Gerencial S.A. - Falconi Consultores de Resultado (2011/2016) e membro efetivo dos Conselhos Fiscais de Plascar Participações Industriais S.A. (2013/2015), Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos (2009/2015), Sonae Sierra Brasil S.A. (2014/2015), Companhia Providência Indústria e Comércio S.A. (2010/2011), Banco Indusval S.A. (2012/2015) e Minerva S.A. (2012). Foi presidente do Colégio de Vogais da FACPC - Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (2015/2017) e presidente do Conselho Federal de Contabilidade (1982/1985), membro do Conselho de Administração do IBGC (2005/2018), presidente do Conselho Fiscal do Banco Meridional do Brasil S.A. (1985/1997), professor da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969/1971), co-autor do Guia de Orientação para as Melhores Práticas para o Conselho Fiscal (2005) e do Comitê de Auditoria (2009), emitidos pelo IBGC.


Maria Carmen Westerlund Montera

Membro suplente do Conselho Fiscal da Klabin S.A desde março de 2017. É economista formada pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro da Universidade Candido Mendes, é também bacharel em Letras pela PUC/RJ, com especialização em Mercado de Capitais na EPGE/FGV/RJ e possui MBA Executivo pela Coppead/UFRJ. Atualmente é membro do comitê de auditoria e riscos da BR Insurance desde 2017 e da Tupy S.A (cia aberta industria metalúrgica de fundição) desde 2009 e membro suplente do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo  desde 2015. Foi gerente na BNDES Participações S.A.- BNDESPAR responsável pelo investimento em empresas e em fundos de investimentos, de 1987 a 2002, chefe do Departamento de Comunicação e Cultura do BNDES em 2004 e economista do Departamento de Gestão e Acompanhamento da Carteira da BNDESPAR de 2005 a junho de 2013. Foi também membro do Conselho de Administração da Tupy S.A. de 2006 a 2013 e do comitê de gestão de pessoas e governança corporativa de 2009 a 2016, membro do Conselho de Administração da Cia de Distribuição de Gás do Rio de Janeiro (cia aberta concessionária distribuidora de gás) de 2006 a 2012, membro do Conselho Fiscal da AES Elpa em 2011-2013, da AES Eletropaulo de 2011 a maio de 2015 e da AES Tietê SA em 2011-2013, 2014-2015 (cias abertas). Foi ainda, membro do Conselho de Administração e dos comitês financeiro e de gestão da Brasil Ferrovias e da Ferronorte SA (cias abertas concessionárias de ferrovias), membro do comitê de investimentos do Fundo FIP Brasil Energia e do Fundo de Petróleo, Gás e Energia e membro do Conselho de Administração de Spes prestadoras de serviços para a Petrobrás (Companhia de Recuperação Secundária CRSEC, Marlim Participações e Nova Marlim Participações) e membro suplente do Conselho de Administracão da Net Serviços de Comunicação SA e do comitê de Finanças da Telemar Participações SA.

Diretoria Estatuária

É constituída por quatro diretores, sendo um diretor-geral (CEO) e três diretores (Financeiro e de Relações com Investidores; Tecnologia & Unidade Celulose; Industrial Papéis; Conversões e Florestal), eleitos pelo Conselho de Administração. Eles têm mandato de um ano, sendo permitida a reeleição, e são responsáveis por executar as deliberações do Conselho de Administração e pela gestão do dia a dia dos negócios.

Membros cargos
Cristiano Teixeira Diretor Geral

Possui mais de 20 anos de experiência profissional em diferentes setores, como embalagens, celulose e papel, florestal e madeira industrializada, além de ter trabalhado nos segmentos de não ferrosos, cerâmico, e óleo e gás. Atuou em empresas como Ripasa, Duratex e San Antonio International, onde assumiu, entre outros, cargos nas áreas de Exportação, Logística e Suprimentos.

Sua trajetória na Klabin começou em 2011, quando assumiu o posto de Direção de Supply Chain. Cristiano também foi Diretor Executivo das Divisões de Papelão Ondulado, Sacos Industriais, Papéis Sack Kraft e Containerboard e Diretor Executivo de Conversões e Comercial Papéis. Desde 2017, é diretor-geral da empresa.

É graduado em Comércio Exterior pela Universidade Paulista e mestre em Logística pela Ecole Supérieure des Affaires (França). Também possui MBA em Comércio Exterior pela USP.

 

Gustavo Henrique Santos de Sousa Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

O executivo possui mais de 15 anos de experiência em posições estratégicas de grandes empresas. No Banco do Brasil, atuou como Diretor de Controladoria, Gerente Geral de Relações com Investidores e Diretor do BB Securities em Nova Iorque. Também foi Diretor Executivo da CSN, onde respondeu pelas áreas de Controladoria, Tesouraria, Relações com Investidores e Tributária. Antes de assumir a posição de diretor na Klabin, em 2018, atuava como presidente da CPFL Renováveis.

Gustavo possui MBA pela Columbia Business School, Mestrado em Gestão Econômica de Negócios pela Universidade de Brasília, MBA em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisco César Razzolini

Diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio de Celulose

Construiu sua carreira profissional na Klabin, onde ingressou em 1985. Durante esse período, adquiriu experiência nas áreas de produção de papéis e embalagens e no planejamento e desenvolvimento de projetos.

Em 2006 conduziu importante projeto da empresa, o MA 1100, que duplicou a capacidade de produção de papel cartão da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Dois anos depois, assumiu a Diretoria de Projetos, Tecnologia Industrial e Suprimentos.

Entre 2014 e 2016 esteve novamente na linha de frente de um dos principais projetos da companhia: a construção da Unidade Puma, uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo, projetada para atender os melhores parâmetros de sustentabilidade da indústria. Atualmente, responde pelos processos de Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação, Sustentabilidade, Projetos, Tecnologia de Automação e Celulose.

Possui um Master em Engenharia Papeleira pela Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná.

 

Arthur Canhisares Diretor Industrial de Papel

O executivo construiu sua carreira na Klabin, onde começou a trabalhar em 1986. Nessas três décadas, atuou em diversas áreas responsáveis pela produção de papel, conhecendo profundamente o dia a dia e os desafios desse setor. Assumiu o primeiro cargo de alta gestão na empresa em 2000, quando foi designado Diretor Industrial da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba, no Paraná.

É formado em Engenharia Elétrica e de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Também possui especializações em papel e celulose pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, além de capacitação em Finanças pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead). Participou, ainda, do Programa de Desenvolvimento de Executivos da Kellogg School of Management, em Chicago (EUA).

 

Diretoria Não-Estatuária

Sete diretores, sendo dois na Unidade de Negócio Papéis, dois na Unidade de Negócio Conversão (Papelão Ondulado e Sacos Industriais), um na Unidade de Negócio Florestal, um diretor Corporativo de Recursos Humanos e um Diretor Industrial (SC).

Membros Cargos
Douglas Dalmasi Diretor de Embalagem

O executivo integra a equipe da Klabin desde 2001 e teve a oportunidade de trabalhar nas áreas de Planejamento, Suprimentos e Finanças. Antes de assumir a Diretoria de Embalagem, esteve na liderança do segmento de Sacos Industriais.

Possui MBA em Controladoria pela Universidade de São Paulo e é formado em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado.

 

Gabriella Michelucci Diretora de Papelão Ondulado e Reciclados

Com mais de 25 anos de experiência no setor de embalagens, consolidou sua carreira na Klabin em posições de liderança nas fábricas desse segmento. Atuou na indústria de papéis reciclados e nas áreas industrial e comercial da Klabin no Sudeste e Centro-Oeste.

Sua trajetória profissional sustentou a eleição para a presidência da Associação Brasileira do Papelão Ondulado - ABPO, posição que ocupa desde 2014. É formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

 

José Artêmio Totti Diretor Florestal

Possui vasta experiência no setor florestal, atuando em diversas oportunidades como representante de produtores e empresas da categoria. Participou da criação da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas e da Associação Baiana de Florestas Plantadas, da qual foi vice-presidente. Também liderou as Associações Gaúchas de Engenheiros Florestais e de Empresas Florestais. Foi membro, ainda, do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil). Atualmente é vice-presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal.

Em sua primeira passagem pela Klabin, atuou nas unidades Guaíba (RS) e Camaçari (BA). Ainda na cidade baiana, trabalhou como Diretor Florestal na Bahia Pulp. De volta à Klabin em 2005, assumiu o posto de Diretor Florestal em 2008. É formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas.

 

José Soares Diretor Comercial de Celulose

Possui mais de 30 anos de experiência no setor de papel e celulose. Durante esse período, consolidou sua trajetória profissional nas áreas de marketing, vendas, desenvolvimento de produto e logística para os mercados de papel de imprimir e escrever e papelcartão. Ingressou na Klabin em 2005, como Diretor Comercial do Negócio Kraftliner. Em 2015, assumiu a Direção Comercial de Celulose da companhia.

Entre 2015 e 2017 foi Presidente do Conselho da International Corrugated Case Association (ICCA), associação internacional voltada para o fortalecimento da indústria de embalagens produzidas com materiais ondulados. Também representa a Klabin como membro da World Containerboard Organization, associação com foco na promoção dos interesses comerciais de indústrias do setor de cartões para embalagens.

É pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui pós-graduação em Gestão de Negócios pela Trevisan e capacitação em Estratégia pela Fundação Dom Cabral.

 

Sergio Piza Diretor de Gente e Serviços Corporativos

O executivo atua desde 1996 em posições estratégicas (C-level) na área de Recursos Humanos. Expert em conduzir transformações organizacionais e na definição e desenvolvimento de estratégias de RH que alavancam o desempenho do negócio e criam valor para empresa. Na Klabin, responde pelos processos de Gente, Tecnologia da Informação, Comunicação, Facilities, Segurança do Trabalho e Suprimentos. Atuou em empresas de diversos setores, do Brasil e Estados Unidos, como Kraft Foods, Claro, Ford e Contax.

É graduado e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Possui mestrado executivo pelo Insead em “Consulting and Coaching for Change”. É autor do livro “O enigma da liderança” (2018 – Editora Evora).

 

Sadi Carlos de Oliveira Diretor Industrial de Celulose

Possui vasta experiência no setor de papel e celulose, construída em 40 anos de trabalho na Klabin. Atuou como Diretor Industrial das Unidades Correia Pinto e Otacílio Costa, em Santa Catarina, responsáveis pela produção de papel.

Atualmente, lidera a divisão industrial de Celulose da Empresa. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Rio Grande do Sul, com especialização em Processos de Fabricação de Celulose e Papel pela ABTCP/USP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel e Universidade de São Paulo) e especialização em Processos de Soldagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Fábio Fernandes Medeiros Diretor Jurídico e Integridade

Possui 19 anos de experiência profissional na área Jurídica, período no qual trabalhou em empresas de grande porte, como Veracel, Stora Enso, Fibria, Votorantim e CPFL Energia. Também atuou como membro do Conselho de Administração da CPFL Renováveis e da Stora Enso México. Nessas empresas, adquiriu perfil generalista, trabalhando em direito societário, imobiliário, tributário, civil, administrativo, trabalhista, ambiental, contratual, comercial e regulatório.

É pós-graduado em Direito Econômico e Empresarial (MBA) pela Fundação Getulio Vargas e graduado em Direito pela Universidade Gama Filho. Além disso, é certificado no curso de formação para Conselheiros de Administração e melhores práticas de Governança Corporativa, ministrado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

 

Flavio Deganutti Diretor Comercial de Papeis

Responsável pelas vendas e compras de papéis da Klabin (kraftliner, cartões, LPB, sack kraft e reciclados), para mercados interno e externo. Foi gerente geral da Unidade Monte Alegre, fábrica de papel da Klabin, localizada em Telêmaco Borba, no Paraná. Seus 20 anos de experiência profissional contribuíram para que exercesse diversas outras funções de liderança na empresa, em áreas de Planejamento, Logística, Engenharia, Produção e Manutenção. Também já representou a Klabin nos mercados de LPB, cartões e kraft na Ásia, Europa e Américas, realizando a gestão de qualidade e assistência técnica.

É graduado em Engenharia Química e mestre em Engenharia com ênfase em Fabricação de Papel pela Universidade Estadual de Maringá (PR) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas.

 

Sandro Fabiano Ávila Diretor de Planejamento Integrado

Possui vasta experiência nos setores florestal e de papel. Na Klabin há mais de 20 anos, assumiu, em 2014, a função de Controller do Projeto Puma, atuando diretamente com a Diretoria de Operações, na montagem da estrutura organizacional da nova fábrica de celulose da Klabin, e com a Diretoria de Projetos, responsável pelo controle financeiro e estruturação sistêmica do projeto. Como Diretor de Planejamento Integrado, responde pelos processos de Vendas e Planejamento das Operações (S&OP), Logística, Inteligência de Mercado e pelo escritório da Klabin na Áustria.

É pós-graduado em Gestão Empresarial (MBA) e possui especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. É especialista em Engenharia de Processos pela Efeso Consulting e em Custos, Auditoria e Planejamento Tributário pela Uniplac (SC). Também possui graduação em Ciências Contábeis pela mesma universidade.

 

Auditoria Independente

O relacionamento da Klabin com os auditores segue os princípios de independência, para eliminar o risco de conflito de interesses. A auditoria externa é escolhida pelo Conselho de Administração. Desde 2017, esse trabalho está sendo executado pela Ernst & Young Auditores Independentes S.S..

Última atualização em

Close