É estudante e deseja fazer um trabalho de avaliação de empresas sobre a Klabin S/A? Nesta seção, ressaltaremos alguns pontos importantes para a realização de um bom trabalho:

1. Uma boa análise de uma empresa deve envolver aspectos qualitativos e quantitativos. Por aspectos qualitativos, entendemos por análise do setor, vantagens comparativas e concorrentes, dentre outros. Por aspectos quantitativos, entendemos como a evolução e comparação dos principais índices financeiros, obtidos em nossos demonstrativos.

2. Um ótimo primeiro passo é ler nossa seção de Perguntas Frequentes, nossa apresentação institucional e assistir ao nosso vídeo institucional!

Muitas dúvidas, que parecem não ter importância, podem ser alicerces fundamentais para entender a Klabin e o mercado de papel e celulose. Há também perguntas e respostas sobre o mercado de capitais e índices financeiros, que ajudarão consideravelmente em sua análise final.

3. Faça uma leitura atenta sobre a história centenária da empresa. Ligue as épocas de nascimento, crescimento e baixas da empresa com a conjuntura econômica do Brasil e do mundo. Nossa Linha do Tempo se encontra aqui. Um bom exemplo é a compra da Fazenda de Monte Alegre ser na época do primeiro governo de Getúlio Vargas. Este período de governo é notável pelo grande incentivo dado a industrialização.

4. Depois de entender a história, conheça o atual momento da companhia com a leitura de nossos Releases de Resultados Trimestrais. Eles estão disponíveis aqui. É interessante analisar como a conjuntura econômica atual influencia os negócios da empresa e os releases são ótimos subsídios para isso.

5. Estude as áreas de negócio (florestal, papel, celulose e conversão) e os principais produtos da empresa. Analise quem são os fornecedores e consumidores finais. Os comportamentos destes dois últimos podem fornecer direções sobre a companhia. A área do site de Negócios e Produtos do nosso site institucional provê um ótimo background para este estudo. Para um trabalho mais detalhista, vale a pena ler o estudo da Indústria de Papel e Celulose, feito pelo BNDES, disponível em sua “Biblioteca Digital”, que consta do site do banco (bndes.gov.br). Você encontrará o estudo em uma página secundária do site.

6. Analise nossos Demonstrativos Financeiros dos últimos anos, pelos sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mais precisamente nesta página secundária do site. No caso da Bovespa (bmfbovespa.com.br), para chegar aos nossos Demonstrativos Financeiros você terá que buscar por nossa razão social (Klabin S.A) nesta página secundária do site.

  • O Release de Resultados é o primeiro documento acessado pelo mercado após a divulgação de resultados do trimestre. A peça contextualiza os resultados e facilita o entendimento do negócio pelos comentários da Administração da companhia.
  • O arquivo de Informações Trimestrais (ITR) compreende os demonstrativos: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado, Demonstração de Fluxo de Caixa, de Mutações do Patrimônio Líquido, dentre outras.
  • As Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) são documentos eletrônicos enviados a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contendo as demonstrações financeiras da companhia com pareceres de auditores independentes.
  • O Formulário de Referência, entregue a CVM, é um retrato da situação econômico-financeira do emissor, riscos inerentes a sua atividade de atuação e valor mobiliários emitidos. Possuem declarações de confiabilidade do Diretor Presidente e do Diretor de Relações com Investidores.
  • Calcule margens financeiras e faça análises verticais e horizontais.
  • Calcule índices financeiros de lucratividade como ROA, ROI, ROE e ROIC. Uma boa explicação sobre eles você encontrará pesquisando nas páginas secundárias do site da Investopedia (investopedia.com). Verifique as contas de Endividamento e Capital de Giro para entender a dinâmica de curto prazo de pagamentos e recebimentos.

7. Faça uma análise SWOT, cuja explicação você pode ter acesso no site da Investopedia. Uma vez na página principal desta, pesquise por “SWOT Analysis”. A análise SWOT compreende:

  • Forças
  • Fraquezas
  • Oportunidades
  • Ameaças

8. Faça uma análise das cinco Forças de Porter, cuja explicação você pode encontrar no site da Investopedia. Começando pela página principal, pesquise por "Porter's 5 Forces". Elas são:

  • Rivalidade entre os concorrentes
  • Poder de Negociação dos Clientes
  • Poder de Negociação dos Fornecedores
  • Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
  • Ameaça de Produtos Substitutos

9. Uma empresa sustentável é aquela que se preocupa com o impacto de suas atividades atuais nas gerações futuras. Procure observar se uma empresa possui mecanismos e ações específicas de monitoramento de suas perturbações ao meio ambiente. A Klabin é uma empresa extremamente preocupada com o tema de Sustentabilidade. Possui uma área específica dentro da empresa e ações de desenvolvimento social em comunidades locais em que possui operações. Acesse nosso Relatório Anual de Sustentabilidade.

A empresa possui a importante certificação Forest Stewardship Council (FSC), que atesta o manejo das operações florestais de modo ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Também é listada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BMF&Bovespa. Este órgão garante que a Klabin possui boa performance pela ótica da sustentabilidade corporativa.

10. Por último, é muito importante observar quais são os próximos passos da empresa estudada. Investigue quais os projetos de expansão e seu planejamento estratégico de longo prazo. A Klabin inaugurou recentemente a Unidade Puma, onde você pode ver o vídeo aqui. Esta Unidade é o maior investimento da história da companhia, permitindo que ela seja a única empresa brasileira a oferecer celulose de fibra longa, curta e fluff.

Caso tenha dúvidas específicas sobre algum dado financeiro ou as ações da Klabin, que não tenha encontrado no site, entre em contato com a equipe de Relações com Investidores (RI).

 

Última atualização em 2016-08-24T11:52:58