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Administração

A Klabin mantém como principais órgãos de governança a Assembleia Geral de Acionistas, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, Comitê de Assessoramento e a Diretoria. Estes órgãos atuam em completa sinergia, desde sua remuneração até a preparação das diretrizes da Companhia, visando sempre o alcance de melhores resultados econômicos, financeiros, sociais e ambientais.

Confira a composição do Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Comitês de Assessoramento e Diretoria Executiva da Klabin.

Conselho de administração

É composto por 14 membros efetivos e 14 suplentes, eleitos em Assembleia Geral, sendo seis independentes. O mandato é de um ano, sendo permitida a reeleição. Ao Conselho de Administração cabe o estabelecimento de estratégias de longo prazo e a tomada de decisões. O presidente do Conselho não exerce função executiva na companhia.

(*) Conselheiro independente conforme o Código ABRASCA de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas

Para maiores informações sobre o conselho da companhia, clique aqui.

Membros
Amanda Klabin Tkacz - Presidente Ver

Integra o quadro societário e responde pelo posicionamento estratégico da Galt Capital, consultoria especializada na análise e proposição de investimentos. É graduada em Administração de Empresas pelo IBMEC, diplomada no curso Owners/Presidents Management Program da Harvard e pela Wharton School of Business no curso Private Wealth Management. Por sua experiência e formação adquiriu competência reconhecida em planejamento estratégico de negócios, fusões e aquisições e gestão de riscos.

Alberto Klabin Ver

Formado em engenharia mecânica de produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em psicologia pela Universidade Estácio de Sá, e pela Escola Superior de Guerra. Tem sólida experiência como diretor-adjunto em empresas da família Klabin. Foi relationship manager no Chemical Bank, em Nova Iorque, e no Banco Norchem S.A., no Rio de Janeiro.

Amaury Guilherme Bier* Ver

Bacharel em economia pela FEA – USP (1983) e completou os créditos do curso de Doutorado em Economia na FEA – USP (1986), onde ele também lecionou Economia (1985-86). Ingressou na Gávea Investimentos em janeiro 2004 como sócio-responsável pela área de gestão de patrimônio da firma. Em outubro de 2007 se tornou Presidente (CEO) da empresa, cargo que ocupou até 2022. Amaury também é membro do Comitê de Investimentos e sócio responsável pela área de investimentos em participações (private equity) desde 2014. Anteriormente, ele foi DiretorExecutivo do Banco Mundial (World Bank), IFC e MIGA (fins de 2002 até início de 2004) e Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda (de Abril 1999 até Novembro 2002). Amaury já havia ocupado posições de senioridade no âmbito do governo federal, notadamente Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1998-99) e Economista-Chefe do Ministério do Planejamento (1996-98). No setor privado, ele foi Economista-Chefe do Citibank Brazil (do início de 1994 até meados de 1996); sócio da empresa de consultoria Kandir & Associados (1992 -93); e economista-sênior da Sadia e da Copersucar.

Celso Lafer* Ver

Professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou como professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP, até 2011. É PhD em Ciência Política pela Universidade de Cornell (EUA). Jurista, estudioso dos direitos humanos, especialista em relações internacionais e comércio externo. Em 1992, foi Ministro de Estado das Relações Exteriores e vice-presidente ex-officio da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92. Na sua segunda gestão no ltamaraty (2001-2002), chefiou a delegação brasileira à Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Doha. Foi Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999) e Embaixador, Chefe da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio em Genebra (1995-1998). Em 1996 presidiu o Órgão de Solução de Controvérsias da OMC e, em 1997, o Conselho Geral da mesma entidade. É membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências. Foi Presidente do Conselho de Administração da Metal Leve S/A. Indústria e Comércio (1993-1995), membro do Conselho de Administração da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Fundação Osesp (2005-2011) e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Atualmente, preside a Fundação Ema Klabin e o Conselho Deliberativo do Museu Lasar Segall e o Conselho Editorial da revista Política Externa. É membro do Conselho Consultivo da Associação Pinacoteca Arte e Cultura em São Paulo. Autor de diversos livros, entre eles: A reconstrução dos direitos humanos, um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt (1988); Comércio, desarmamento, direitos humanos – reflexões sobre uma experiência diplomática (1999), A internacionalização dos direitos humanos: Constituição, racismo e relações internacionais (2005), em coautoria com Alberto Filippi. Recebeu, entre vários outras, as seguintes honrarias: doutor honoris causa da Universidade de Tres de Febrero – UNTREF, da Argentina (2011) e da Université Jean Moulin Lyon 3, da França (2012); Honorary Fellow da Universidade Hebraica de Jerusalém (2006); prêmio Moinho Santista da Fundação Bunge na área de Relações Internacionais (2001). Em 2006, foi titular da cátedra “Países e Culturas do Sul”, do Centro John W. Kluge da Biblioteca do Congresso dos EUA.

Francisco Lafer Pati Ver

É acionista e diretor da VFV Participações S.A., sócio-gerente da Klabin Irmãos & Cia., holding do Grupo Klabin. Graduado em direito e em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduado em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas. Reúne experiência em processos nas áreas cível, societária e de contratos. Desde 2011, é diretor de um grupo de comunicação que produz conteúdo jornalístico.

Horacio Lafer Piva Ver

Acionista da Presh S.A., que é acionista da Klabin Irmãos S.A.. Economista e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Foi presidente da FIESP/CIESP, do SESI/SENAI, do SEBRAE – SP e do Conselho Temático de Economia da CNI – Confederação Nacional da Indústria. Foi membro do Programa Comunidade Solidária do governo Fernando Henrique Cardoso e do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo Lula. Atuou como presidente da BRACELPA – Associação Brasileira de Papel e Celulose, do Conselho da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, do Instituto DNA Brasil. Participou ainda do Conselho de Administração de Redecard S/A, Martins S/A, BHG S/A, Tarpon S/A, TCP S/A, da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do A.C. Camargo Câncer Center, da Fundação Bienal. Preside o Conselho da Brain4Care S/A e da IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores. É membro do Conselho de Cataratas S/A, do Grupo Baumgart, da Fundação OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, do IEDI – Instituto de Estudos Industriais, da FEK – Fundação Ema Klabin, da FFHC – Fundação Fernando Henrique Cardoso, dos Conselhos Consultivos da Brasilpar – Serviços Financeiros e Brainvest – Serviços de Investimentos, e da liderança da MEI – Mobilização Empresarial pela Inovação.

Isabella Saboya* Ver

Conselheira de Administração na Brasil Agro e Conselheira Consultiva na Artha Educação Ltda, consultoria que assessora companhias e investidores institucionais a colocar ESG em ação. Membro do Comitê Executivo do Código Brasileiro de Stewardship e do Grupo de Trabalho de implementação do código Stewardship. Atuou no Conselho de Administração da Vale S.A., Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A, Br Malls, Dimed/Panvel e como Coordenadora do Comitê de Auditoria na Vale e na BR Malls. Foi Membro da Câmara Consultiva de Mercado de Governança em Estatais da B3 , do Conselho de Autorregulação em Governança de Investimentos Abrapp/Sindapp/ICSS e Conselheira de Administração do IBGC. Sólida carreira como analista de empresas, gestora de fundos de ações e pioneira no Brasil no desenvolvimento de governança corporativa, ao longo de 30 anos de mercado de capitais, sendo protagonista na maior parte dos códigos e regras de ESG no Brasil. Graduada em ciências econômicas pela PUC-RJ.

Lilia Klabin Levine Ver

Empresária, presidente de LKL Participações S.A. e de Esli Participações S/A., que são acionistas da Klabin Irmãos S.A.. É diretora de Jack Levine Participações Ltda. e acionista de Levine Participações S/A. Formada em Direito pela Universidade Mackenzie, cursou também a Escola de Sociologia e Política de São Paulo e o curso extensivo de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Atua como entrevistadora e apresentadora de programa de televisão. Apoia e incentiva a Música Popular Brasileira há mais de 20 anos.

Marcelo Mesquita de Siqueira Filho* Ver

Graduado em Economia pela PUC-RJ, em Estudos Franceses pela Universidade de Nancy II e OPM por Harvard. Sócio-fundador da Leblon Equities desde 2008, onde atua como co-Gestor dos fundos de ação e Private Equity. Anteriormente trabalhou por 10 anos no UBS Pactual (1998-2008) e 7 anos no Banco Garantia (1991-1998). No UBS Pactual foi co-responsável pela área de Mercado de Capitais (07-08), co-responsável pela área de ações (05-07), responsável pela área de Análise de Empresas e Estrategista (98-06). No Banco Garantia, foi analista de empresas de commodities (91- 97) e Investment Banker (97-98). Desde 1995 Marcelo foi considerado por investidores como um dos principais analistas do Brasil segundo várias pesquisas feitas pela revista Institutional Investor. Foi ranqueado “ Brazil Analyst” em 2003-2006 (além de em 2002,  em 2001 e em 2000). Marcelo foi também votado “Estrategista de ações no Brasil” pela “Institutional Investor Magazine Brazil Survey” em 2005, 2004 e 2003. É membro do Conselho de Administração da Petrobras (desde 2016, eleito pelos Minoritários), Tamboro Educacional e do Endowment da PUC RJ.

Mauro Rodrigues da Cunha* Ver

Mauro Rodrigues da Cunha é um conselheiro independente, com mais de 27 anos de experiência em mercado de capitais e governança corporativa.

Atuou de 2012 a 2019 como Presidente da AMEC – Associação dos Investidores no Mercado de Capitais. Nesta posição, liderou a associação que representa cerca de 60 investidores institucionais, com aproximadamente USD 150 bilhões investidos no mercado brasileiro de renda variável, com o objetivo de desenvolver o mercado de capitais e defender os direitos de acionistas minoritários. Antes disso, trabalhou por 18 anos em diversas gestoras de recursos, incluindo Opus, Mauá, Bradesco Templeton, Investidor Profissional, Banco Pactual e Morgan Stanley Asset Management, dentre outras.

Foi ainda conselheiro (2002 a 2009) e Presidente do Conselho de Administração (2007-2009) do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança, uma das maiores instituições de governança corporativa no mundo.

Desde 1999, participa de Conselhos de Administração e Conselhos Fiscais de empresas brasileiras. Em 2013 tornou-se o primeiro membro independente efetivamente eleito por acionistas minoritários na Petrobras. Entre 2019 e 2020 atuou como Presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal. Tem passagens ainda pelo conselho de empresas como Vale, brMalls, Totvs, Eletrobras, Usiminas, CESP, Mahle Metal Leve, dentre outras.

Hoje atua como membro do Conselho de Administração da Embraer, onde é membro do Comitê de Auditoria, AES Brasil, onde é membro do Comitê de Sustentabilidade, Hypera Pharma e Klabin.

Mauro é consultor e professor de governança corporativa, além de possuir as designações NACD.DC, CFA (desde 1997), CCA+/CC+ (IBGC), CGA (Anbima) e CNPI (Apimec).

 

Paulo Sérgio Coutinho Galvão Filho Ver

Vice-Presidente da GL Holdings S.A., que é acionista da Klabin Irmãos S.A. Diretor de Tantra Participações Ltda., da GL Agropecuária Ltda e da Gepel Rural Ltda. Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e formado em Harvard pelo programa Owner/President Management. É acionista e membro do Conselho de Administração da Drogasil S.A, a primeira empresa do varejo farmacêutico brasileiro a ter ações negociadas na Bolsa de Valores e que atualmente está presente em 17 estados brasileiros, com um total de 600 lojas. Apoia iniciativas culturais, sendo membro do conselho da Fundação Bienal de São Paulo, do Museu de Arte de São Paulo e patrono individual na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Roberto Luiz Leme Klabin* Ver

Advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP). Tem especialização em Administração de empresas pela Universidade Mackenzie, e formou-se em Harvard pelo programa Owner / President/ Management (OPM 31). É sócio-gerente nas seguintes empresas: KL & KL Participações Ltda; RK Hotéis e Turismo e Caiman Agropecuária Ltda. Tem importante atuação como ambientalista, sendo atualmente Vice Presidente da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto SOS Pantanal. Membro do Conselho Diretor da Fundação Amazônia Sustentável; Membro do Conselho Consultivo do FUNBIO, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade; Membro do Conselho Consultivo do Meio Ambiente do Governo de São Paulo; Membro do Conselho de Gestão do Projeto Onçafari;Membro do Conselho de Gestão do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais). Membro do Conselho Deliberativo do Hospital Einstein; Membro do Conselho Deliberativo do Museu Judaico; Presidente do Conselho do Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MUBE) e Vice Presidente da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA).

Vera Lafer Ver

Acionista e diretora da VFV Participações S.A., que é acionista da Klabin Irmãos S.A.. Também é diretora e quotista nos seguintes empreendimentos: VL Participações Ltda., Novo Horizonte Agropecuária Ltda., VEMI Participações Ltda., Kla Gama Agropecuária Ltda. e Lavesube Comércio e Representações Ltda. Bailarina de renome, destaca-se por seu trabalho de apoio à cultura, arte e educação. Foi uma das criadoras do Studio3 Espaço de Dança, para formação e aperfeiçoamento de bailarinos. No Espaço Cultural Vera Lafer, em Telêmaco Borba, no Paraná, o programa Passo Certo, realizado em parceria com o Studio3, ensina dança contemporânea e capoeira a crianças e adolescentes da comunidade e filhos de colaboradores da Klabin, com idades entre 6 e 17 anos. Sua atuação nessa área já lhe rendeu uma série de reconhecimentos públicos, como a homenagem recebida da Câmara de Vereadores de São Paulo.

Wolff Klabin Ver

Iniciou carreira nas áreas de fusões e aquisições do Banco JP Morgan. Foi sócio da Gestora de Recursos Jardim Botânico Investimentos. Desde 2014 é sócio fundador da gestora 4K Investimentos e em 2019 fundou a Alexia Ventures, fundo de Venture Capital. É cofundador de algumas organizações sociais: Prep Estudar Fora da Fundação Estudar, RenovaBr e Movimento União Rio. Também é membro do Conselho da Escola ORT Brasil, do David Rockfeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard e do Instituto Igarapé. Atua também como membro suplente do Conselho de Administração de Klabin S.A. desde 2019, tendo atuado anteriormente como suplente no período de 2001 a 2012. Wolff é Bacharel pela Universidade de Harvard e fez o OPM43 na Harvard Business School.

Suplentes
Daniel Miguel Klabin Ver

Presidente da Daro Participações S.A., que é acionista da Klabin Irmãos S.A. Membro do Comitê Empresarial Permanente do Ministério das Relações Exteriores. Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acumula larga experiência em posições de liderança. Foi o fundador e 1° Presidente (1998) do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), sendo atualmente vice-presidente nato e membro do Conselho Curador da instituição. Vivenciou os principais ciclos de crescimento da Klabin, na posição de Conselheiro de Administração. Já havia presidido o Conselho em outras seis ocasiões (exercícios de 1981, 1987, 1993, 1999, 2005 e 2011). Atualmente, ocupa ainda os seguintes cargos de liderança em empresas e instituições: sócio-dretor da Damaro Comercial Agropecuária Ltda; diretor da Daram Participações Ltda; membro do Comitê Estratégico do Capítulo Brasileiro do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL) e membro do Conselho Superior e benemérito da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) desde 2008. É doutor honoris causa da Academia Brasileira de Filosofia, instituição que defende as liberdades de pensamento e expressão, o debate das ideias, da democracia e do estado de direito.

Dan Klabin Ver

Formado em História pela New School University, NY. Sócio fundador da Empyrean Pictures. Foi um dos produtores e idealizadores do filme “Rio eu te amo” e co-produtor e idealizados do filme “Bingo, o Rei das Manhas”, dirigido por Daniel Rezende e estrelado por Vladmir Britcha. Produtor executivo de “Sunlight Jr.”, estrelado por Naomi Watts e Matt Dillon.

Victor Borges Leal Saragiotto Ver

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo, possui mais de 10 anos de experiência em mercado de capitais. Na última década, atuou diretor responsável por diversos setores no banco Credit Suisse, com foco em empresas com exposição à América Latina, avaliadas em mais de 500 bilhões de reais a valor de mercado. Nesta posição, participou de várias ofertas públicas de ações, bem como aumentos de capital no mercado brasileiro de renda variável, que acabaram por levantar bilhões de reais para as empresas. Hoje é sócio da FINC Empreendimentos, empresa com foco em incorporação imobiliária, onde também atua como diretor de Finanças e Planejamento Estratégico.

Pedro Oliva Marcilio de Sousa Ver

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, é fundador e Diretor da CRD Capital Administração de Recursos Ltda. Entre 2005 e 2007, foi Diretor da Comissão de Valores Mobiliários. Foi também Vice-presidente da divisão de banco de investimento do Goldman Sachs Banco de Investimento S.A. e, entre 2009 e 2010, foi Managing Director do Banco Standard de Investimento S.A., sendo responsável pela assessoria de compra e venda de empresas. De 2011 a 2017, atuou como Diretor do Grupo BR Partners. Entre 2012 e 2017 foi membro do Comitê de Auditoria da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão e, entre 2012 e 2017, membro do Comitê de Auditoria da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar)

Luis Eduardo Pereira de Carvalho Ver

Sócio-diretor da Setape Assessoria Econômica Ltda., empresa que oferece soluções completas em avaliação e gestão de ativos, sendo especializada em avaliações econômicas, assessoria financeira, estudos e projetos econômicos. O grupo é afiliado à VRG – Valuation Research Group, com representantes nos Estados Unidos, México, Argentina, Espanha, China, Canadá, Inglaterra e Austrália. Acumula experiência como executivo em empresas de grande porte, como Camargo Corrêa S.A., Delta Metal Overseas, PZM Comercial, Agrícola e Construtora Ltda., Carlos Pereira Indústrias Químicas e Boucinhas & Campos Consultores Ltda. É engenheiro de produção graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e tem MBA em Business/Finanças pela London Business School.

Francisco Amaury Olsen Ver

Nasceu em São Bento do Sul/SC em 22/11/1949. É formado em Administração de Empresas pela Universidade de Joinville (FURJ), com curso de extensão em Administração de Empresas (“Advanced Management”) na University of Southern California – USC. Ocupou a presidência da Tigre Tubos e Conexões 83 por 15 anos. Desde 2007 integrou Conselhos Administrativos de companhias nacionais e internacionais, como Tigre, Cerâmica Portobello, Papaiz, Marisol, Unipar Carbocloro e Estacio. Atualmente é conselheiro independente do Grupo Rotoplas no Mexico, S&B no Texas EUA, Tigre S/A, Tenda Atacado, Grupo Baumgart, Heads-Agencia de Publicidade, Galvani/Fosnor Fertilizantes, Copersucar e Presidente do Conselho da Zilor Usinas de Açúcar e Etanol. Conselheiro suplente na Klabin S/A. Preside ou integra inúmeros comitês de apoio a Conselhos, especialmente nas áreas de Auditoria e Riscos, Sustentabilidade, Pessoas e Governança, Partes Relacionadas. É sócio proprietário da Olsen Consultoria, e presta serviços a grandes companhias em segmentos como papel e celulose, Portos, Mineração, atacadistas, shopping centers, comércio eletrônico, construção civil e Agricultura. Fundou a Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção (Abramat), em São Paulo, e o Instituto Trata Brasil.

Andriei José Beber Ver

Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC, com experiência na área de finanças, controladoria, auditoria, estratégia, remuneração e sustentabilidade. Atualmente é Conselheiro de Administração da Copel, onde é Presidente do Comitê de Desenvolvimento Sustentável, Conselheiro de Administração da Tecnisa S.A., onde coordena o Comitê de Auditoria e foi Conselheiro de Administração das Centrais Elétricas de Santa Catarina/ CELESC S.A. e Conselheiro de Administração Suplente da AES Eletropaulo. Professor do Programa de formação executiva da FGV Management, atuando na área de Finanças e Métodos Quantitativos; Pesquisador e Consultor na área de governança corporativa, gestão e manutenção de infraestrutura, análise de projetos de investimento e finanças corporativas. Graduado no curso de engenharia Civil na Universidade regional de Blumenau, Master in Business Administration pela Fundação Getúlio Vargas e Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

João Adamo Junior Ver

Diretor Fundador e Gestor, possui 26 anos de experiência no mercado financeiro. É gestor CVM e membro do Comitê Executivo e de Investimentos da Cadence Gestora de Recursos. Atuou em diversos cargos de direção em renomadas instituições, tais como: vice-presidente de produtos estruturados do Banco Fenícia, entre 1993 à 1997; Chefe de produtos estruturados do Deutsche Bank de 1997 à 2000; fundador da joint-venture Maxblue DTVM do Deutsche Bank com o Banco do 76 Brasil onde atuou como CEO; foi chefe-adjunto da plataforma de produtos de wealth management no UBS São Paulo entre de 2003 à 2007, no ano de 2006 também atuou como executivo sênior na integração do Banco Pactual com a plataforma mundial do UBS e, em 2007 como diretor executivo da Vision Brazil Investments; foi diretor e membro do comitê executivo da Mainstay Asset Management e membro do conselho fiscal da Net entre 2012 e 2013. Foi sócio fundador da More Invest Gestora de Recursos. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em Administração de Empresas pela FGV-EAESP

Marcelo de Aguiar Oliveira Ver

Sócio da Leblon Equities, Marcelo possui mais de 26 anos de experiência, trabalhando 5 anos no Bozano Simonsen/Santander (1999-2003), 4 no Merrill Lynch (2004-2006) e 8 no Goldman Sachs (2007-2015). Marcelo trabalhou, também, no departamento financeiro da Latasa (atualmente chamada Rexam) por quatro anos antes de iniciar sua carreira como analista de ações. O universo coberto por Marcelo inclui, principalmente, empresas latino-americanas dos setores de Mineração 77 & Siderurgia e de Papel & Celulose. Durante sua carreira, Marcelo foi ranqueado diversas vezes na revista Institutional Investor, incluindo #1 na América Latina para Mineração & Siderurgia e para Papel & Celulose em 2006 e #3 do Brasil no setor de Recursos Naturais em 2007. Além disso, ele foi eleito pela revista Exame o #2 entre analistas com o maior retorno baseado em recomendações de ações no período de 2004-2006. Marcelo é graduado em Economia pela PUC-Rio e possui pósgraduação em Administração Financeira na FGV-RJ

Tiago Curi Isaac Ver

Formado em Administração pela Faculdade Trevisan, possui especialização em Competitive Marketing Strategy pela Wharton School da University of Pennsylvania. Tem experiência como Conselheiro de Administração da BBM Logística, integrando também o comitê de auditoria (dez/2019 em diante), do Banco do Estado do Sergipe – BANESE (nov/2020 em diante), da Festcolor (mar/2022 em diante). É também membro dos Conselhos Fiscais da Petz (abr/2022 em diante) e HMOBI (abr/2022 em diante). Como executivo, foi CEO da DGH Foods, Superintendente Executivo da B3 – BMF & BOVESPA (ago/2011 a jul/2019), e Gerente de Estratégia Corporativa, FP&A e M&A na Bunge Brasil (nov/2006 a mai/2011. É professor do curso de formação de Conselheiros de Administração do IBGC.

Maria Eugênia Lafer Galvão Ver

Diretora da GL Holdings S.A., que é acionista da Klabin Irmãos S.A.. Diretora de GL Investimentos e Participações Ltda., da GL Agropecuária Ltda e da Gepel Rural Ltda. Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-graduada em Jornalismo pela Columbia University, NY, USA. É coordenadora do Instituto Jaborandi, organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos sob medida para instituições, criando projetos educacionais com uso da informática educativa sob medida para instituições, redes públicas de ensino e empresas.

Marcelo Bertini de Rezende Barbosa Ver

Formado em Economia e pós-graduado em finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização na Harvard Business School. Atualmente é sócio de nove empresas no Estado de São Paulo. Acumula passagens por empresas de renome como IBM Brasil e McKinsey, com experiência nas áreas de Contabilidade, Finanças e Auditoria. É presidente da Cinemark Brasil, e já foi diretor financeiro e vice-presidente da rede. Também é presidente da ABRAPLEX – Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex e membro do comitê estratégico da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Antonio Sergio Alfano Ver

Ingressou nas empresas Klabin em 1974, atuando nas áreas de Estudos Econômicos, Vendas e Marketing. Foi Diretor Superintendente da Klabin Export, Diretor Financeiro da Norske Skog Klabin, empresas incorporadas por Klabin S.A, e Diretor Financeiro da Klabin Bacell. Foi Diretor de Planejamento da Klabin S.A. e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores.

Paulo Roberto Petterle Ver

Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Federal Fluminense, Paulo iniciou a sua carreira na Klabin em 1970, como engenheiro de produção na fábrica de papelão ondulado. Desde então, ocupou diversos cargos até se tornar Diretor Regional de Embalagens (Papelão Ondulado e Papel Reciclado). Foi Diretor Superintendente da Klabin Embalagens, Diretor Responsável Klabin Papéis e Cartões, acumulou em determinado período a Diretoria de Sacos Industriais e Klabin Argentina e por fim, ocupou o cargo de Diretor de Operações em 2008 até 2015, quando se desligou da Companhia. Atualmente, Paulo atua como consultor autônomo.

(*) Conselheiro independente conforme o Código ABRASCA de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas

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Diretoria Estatutária

A Diretoria Executiva Estatutária é constituída por seis diretores, sendo um diretor geral (CEO) e cinco diretores  (Celulose; Embalagens; Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos; Financeiro e de Relações com Investidores e Florestal ), eleitos pelo Conselho de Administração. Eles têm mandato de um ano, sendo permitida a reeleição, e são responsáveis por executar as deliberações do Conselho de Administração e pela gestão do dia a dia dos negócios.

Membros Cargos
Cristiano Teixeira Diretor Geral Ver

Possui mais de 30 anos de experiência profissional em diferentes setores, como celulose e papel, florestal, metalúrgico, cerâmico e de óleo e gás. Teve passagem pelas empresas Sumitomo, Ripasa, Sony, Duratex e San Antonio. Sua carreira foi construída em posições nas áreas de Planejamento da Produção, Logística, Suprimentos, Comercial e Projetos. Na Klabin, iniciou a sua trajetória em 2011, como Diretor de Supply Chain. Também foi Diretor Executivo das Divisões de Papelão Ondulado, Sacos Industriais, Papéis Sackraft e Containerboard; e Diretor Executivo de Conversões e Comercial Papéis. Desde abril de 2017, é Diretor-Geral da Companhia. Cristiano é graduado em Comércio Exterior pela Universidade Paulista, possui MBA em Comércio Internacional pela FIA e é mestre em Logística pela Ecole Supérieure des Affaires (França). É Embaixador pelo Clima da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas e fez parte do grupo Business Leaders das Conferências das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs 26 e 27). Em 2021, foi eleito “Bio person of the year” durante o Fórum Mundial da Bioeconomia e “International CEO of the Year” em 2021 e 2023 pela Fastmarkets RISI.

 

Antônio Alexandre Nicolini Diretor Comercial de Celulose Ver

Com carreira consolidada nas áreas de Vendas e Marketing, Operações, Cadeia de Suprimentos, Novos Negócios e Produtos, o executivo é graduado em Administração de Empresas com especialização em Estratégia, Liderança e Inovação pela IMD Business School, em Lausanne, na Suiça, e possui MBA em Negócios Internacionais pela Webster University, em Leiden, na Holanda. Nicolini tem uma trajetória profissional de mais de 25 anos, que engloba passagens por grandes companhias nacionais e multinacionais, como Votorantim (VCP), Fibria e Suzano. Na Stora Enso, onde atuou por oito anos, foi membro do Conselho em Amsterdã, na Holanda, e membro do Conselho da Montes Del Plata (joint-venture da Stora Enso/Arauco), no Uruguai, além de Presidente no Brasil e Vice-Presidente Sênior de Vendas e Supply Chain Global. Na Klabin, ele assume a Diretoria da Unidade de Negócio Celulose.

Douglas Dalmasi Diretor do Negócio Embalagens Ver

O executivo integra a equipe da Klabin desde 2001 e teve a oportunidade de trabalhar nas áreas de Planejamento, Suprimentos e Finanças. Antes de assumir a Diretoria de Embalagem, esteve na liderança do segmento de Sacos Industriais. Possui MBA em Controladoria pela Universidade de São Paulo e é formado em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado.

Francisco Razzolini Diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos Ver

Construiu sua carreira profissional na Klabin, onde ingressou em 1985. Durante esse período, adquiriu experiência nas áreas de produção de papéis e embalagens e no planejamento e desenvolvimento de projetos.

Em 2006 conduziu importante projeto da empresa, o MA 1100, que duplicou a capacidade de produção de papel cartão da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Dois anos depois, assumiu a Diretoria de Projetos, Tecnologia Industrial e Suprimentos.

Entre 2014 e 2016 esteve novamente na linha de frente de um dos principais projetos da companhia: a construção da Unidade Puma, uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo, projetada para atender os melhores parâmetros de sustentabilidade da indústria. Atualmente, responde pelos processos de Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação, Sustentabilidade, Projetos e Tecnologia de Automação.

Possui um Master em Engenharia Papeleira pela Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná.

Marcos Ivo Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Ver

Graduado em ciências econômicas, com pós-graduação em Administração de Empresas (CEAG) na Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Controladoria Empresarial pelo Mackenzie e curso de Educação Executiva no INSEAD. Está na Klabin há mais de 10 anos, acumula experiência em gestão e finanças com passagens pelas gerências de Controladoria, Projetos e Estudos Econômicos, Planejamento Financeiro e M&A.

Sandro Fabiano Ávila Diretor Florestal Ver

Possui vasta experiência nos setores florestal e de papel. Na Klabin há mais de 20 anos, assumiu, em 2014, a função de Controller do Projeto Puma, atuando diretamente com a Diretoria de Operações, na montagem da estrutura organizacional da nova fábrica de celulose da Klabin, e com a Diretoria de Projetos, responsável pelo controle financeiro e estruturação sistêmica do projeto. Como Diretor de Planejamento Integrado, responde pelos processos de Vendas e Planejamento das Operações (S&OP), Logística, Inteligência de Mercado e pelo escritório da Klabin na Áustria. É pós-graduado em Gestão Empresarial (MBA) e possui especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. É especialista em Engenharia de Processos pela Efeso Consulting e em Custos, Auditoria e Planejamento Tributário pela Uniplac (SC). Também possui graduação em Ciências Contábeis pela mesma universidade.

Diretoria Não-Estatutária

Diretoria Executiva é constituída por três diretores que reportam ao Diretor Geral (CEO):

Membros Cargos
Mariangela Daniele Maruishi Bartz Diretora Jurídica, Integridade, Riscos e Controles Internos Ver

Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), além de ter especialização em Direito Mobiliário, também pela USP. Tem uma carreira consolidada na área Jurídica, no Brasil e no exterior, construída em renomados escritórios de advocacia e em grandes empresas como Vale, Fibria e, mais recentemente, Votorantim Cimentos.

Roberto de Camargo Bisogni Diretor de Planejamento Operacional, Logística, Suprimentos e TI Ver

Com experiência na indústria de bens de consumo, logística e consultoria empresarial, está na Klabin desde 2007, onde atuou em diferentes áreas e negócios, entre elas logística internacional, vendas de papéis kraft e de papelão ondulado e, mais recentemente, na gerência geral de sacos. Assumiu a diretoria de embalagens sacos em janeiro de 2022.

 

Tina Barcellos Diretora de Gente & Serviços Corporativos Ver

Possui mais de 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos, com passagem por empresa do setor de Telecom. Antes de atuar em RH, Ana Cristina foi advogada trabalhista em escritório de advocacia. Ingressou na Klabin em 2013, onde esteve à frente da gerência de Remuneração, Performance e Diversidade. Assumiu a diretoria de Gente & Gestão da Companhia em junho de 2021.

É graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Gama Filho; Direito Empresarial com concentração em Direito Empresarial do Trabalho pela Fundação Getúlio Vargas; e em Gestão de Relações do Trabalho pela Fundação Dom Cabral, além de ser mestre em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Ao longo dos últimos anos, acumulou experiências acadêmicas internacionais como o Executive Program, da Singularity University; Talent Management Institute, da University of North Caroline; e Co-Active Leadership Program, da Co-Active Training Institute.

Conselho Fiscal

Formado por cinco membros efetivos e cinco suplentes, é responsável por avaliar as demonstrações financeiras, identificar oportunidades de redução dos custos tributários e propor, quando possível, soluções aos impactos e às contingências impostos pela legislação e por normas fiscais vigentes. Os conselheiros fiscais são eleitos pela Assembleia Geral, com mandato de 1 (um) ano, sendo permitida a reeleição.

Membros
Célio de Melo Almada Neto Ver

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas, turma de 1998. Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolveu suas atividades profissionais no escritório de advocacia “Jeremias Alves Pereira Filho S/C.”, durante os anos de 1993 a 1998 É sócio da MELO ALMADA ADVOGADOS ASSOCIADOS, ocupando, ainda, assento, atualmente, como membro do Conselho de Administração da Bombril S.A. e Presidente do Conselho de Administração de Siderúrgica J.L. Aliperti S.A., tendo sido membro do Conselho Fiscal da Construtora Beter S.A., membro do Conselho Fiscal da Brasil Ecodiesel (atual Terra Santa Agro), membro do Conselho Fiscal da Gerdau S.A., membro do Conselho Fiscal da Metalúrigca Gerdau S.A., membro do Conselho Fiscal da JSL Logística S.A., membro do Conselho Fiscal da Azevedo & Travassos S.A. e membro do Conselho Fiscal da Vulcabrás S.A

Louise Barsi Ver

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, é pós-graduada em Mercado de Capitais, com pós-MBA na Saint Paul Escola de Negócios no Advanced Boardroom Program for Women. É investidora profissional, analista CNPI Independente e sócia-fundadora da Edtech Ações Garantem Futuro (AGF). Atua hoje como Conselheira de Administração na Eternit S.A , membro suplente no Conselho de Administração da Unipar Carbocloro S.A , Membro do Comitê de Auditoria Estatutária do IRB RE e Conselheira Fiscal da Klabin S.A . Teve passagem pelo Conselho Fiscal do Banco Santander,  AES Aes Brasil , Aes Tietê, Enel e Unipar Carbocloro.

Pedro Guilherme Zan Ver

Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas Alvares Penteado, com pós-graduação em Sistemas pela mesma instituição e MBA Executivo pelo Insper. Tem experiência em controladoria, informações gerenciais, M&A, abertura de filiais no exterior e planejamento estratégico com efetiva implementação e gerenciamento. Atuou como membro do Comitê de Finanças da OSESP

Reinoldo Poernbacher Ver

Engenheiro Químico, ingressou na Petrobrás em 1967. Atuou na indústria química e petroquímica. Exerceu cargos de direção na Cia Química Meacril, na Copener – Copene Energética S.A. e na Norcell S.A. De 1994 a 1999 exerceu cargos de direção na então Klabin Bacell e, desde então, ocupou o cargo de Diretor Gerente da Unidade de Negócios Klabin Florestal e Diretor da Área de Supply Chain da Klabin S.A. Diretor Geral de Klabin S.A. de março de 2008 a fevereiro de 2011

Sergio Ladeira Furquim Werneck Filho Ver

Sergio é Sócio da CMS Investimentos. Ele foi membro do conselho de administração da Blandpaper Security Papéis Especiais S.A., Presidente do Conselho de Administração da Granja Werneck S.A., Conselheiro Consultivo do Grupo GNT, e Conselheiro Suplente da Eletropaulo S.A.. Como executivo, atuou como CEO da Opersan Resíduos Industriais S.A., Diretor de Business Development do braço de infraestrutura do Banco Pátria, Diretor de Estratégia e Planejamento Financeiro, e Diretor de Serviços de Suporte (Melhoria Contínua, Suprimentos, Gestão de Frotas e Gestão da Ativos imobiliários não elétricos) da AES no Brasil. Ele também atuou como consultor de gestão, tendo sido Consultor, Gerente de Projetos e Associate Partner na Bain & Co., e foi Consultor na McKinsey & Company. Como empreendedor, foi Sócio da FMB Investimentos, Sócio Fundador da Sabiá Fomento Mercantil Ltda e da Floramar Empreendimentos Comerciais S.A.. Sergio é Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia e Finanças pela MIT Sloan School of Management.

Suplentes
Michele da Silva Gonsales Torres Ver

Michele da Silva Gonsales Torres é advogada, especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie, especialista em Compliance pela LEC- Legal, Ethics & Compliance, membro da 83 comissão de Compliance da IASP/SP, atualmente é sócia do escritório ALFM Advogados, atuando nas áreas de Societário, Compliance e Governança. Graduou-se em direito pela Universidade Presbiteriana Makenzie. Pós-Graduação em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Makenzie e Direito Societário pela FGV. Foi Conselheira Fiscal da Light S.A. (2019-2020); Conselheira Fiscal da Cemig (2018-2024); Conselheira Fiscal da Petrobras (2020-atual).

Tiago Brasil Rocha Ver

Membro Suplente do Conselho Fiscal do Banco do Brasil e da Klabin. Graduado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em economia pela Universidade de São Paulo, mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo pela Oxford University – St. Catherine’s College. Foi executivo da área financeira e de relações com investidores da Suzano Papel e Celulose e Suzano Petroquímica (2000-2004), Kimberly Clark Corporation no Brasil e no Headquarter Global nos Estados Unidos (2004-2012), e da Klabin S.Z (2012- 2018). Foi membro do Conselho de Administração da Gotchosen Inc – Orlando (2019), é fundador da Built from Scratch, empresa voltada para crescimento de novas tecnologias – scale up e finanças sustentáveis. É sócio do evento Greentech América Latina junto ao Green Inovation Group (Dinamarca), e head do Alumni da Said Business School – Oxford University na Inglaterra

Vivian do Valle Souza Leão Mikui Ver

Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (1988) e formada em administração de empresas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (1998). Sócia do escritório de advocacia Leão e Tohmé Advogados Associados, há 15 anos. Em anos anteriores, já fez parte do Conselho Fiscal da Klabin S.A., tanto na qualidade de titular quanto de suplente, e hoje atua como suplente no Conselho de Administração.

Antonio Marcos Vieira Santos Ver

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade São Judas Tadeu -São Paulo-SP, concluído em 1987, com atuação na área contábil desde 1985 e na área financeira há mais de 20 anos, tendo ocupado cargos intermediários e de chefia em empresas como: Siemens e McCann Erickson Publicidade. Membro do Conselho Fiscal de Klabin S.A. desde abril de 1998.

Raul Ricardo Paciello Ver

Economista pela UGF, possui mestrado em Administração e MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC, e pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Escola Nacional de Engenharia da UFRJ. Foi Gerente de Governança, Risco e Compliance da Monteiro Aranha. É membro do Conselho Fiscal de Klabin. Foi Diretor de Risco, Compliance e PLD da Gestora de Recursos Charles River e foi Diretor Financeiro da EMI Music, empresa inglesa do ramo fonográfico. Ocupou diversas posições de gestão, planejamento e controle em diferentes multinacionais de variados setores, tais como: Embalagens, Óleo e Gás, Tecnologia, Higiene Pessoal e Tabaco.

Comitês de Assessoramento

Compostos por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros, sendo a maioria externos (não integrantes do grupo de controle) eleitos pelo  Conselho de Administração da Klabin S/A. O mandato dos membros dos Comitês é de 1 (um) ano, reelegível por igual período. Os Comitês têm função de avaliar, votar e manifestar pareceres sobre as atribuições e responsabilidades  definidas de acordo com seus respectivos Regimentos, aprovados pelo Conselho de Administração.

(*) Membro independente conforme o Código ABRASCA de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas

Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas
Membros
Amaury Guilherme Bier* Ver

Bacharel em economia pela FEA – USP (1983) e completou os créditos do curso de Doutorado em Economia na FEA – USP (1986), onde ele também lecionou Economia (1985-86). Ingressou na Gávea Investimentos em janeiro 2004 como sócio-responsável pela área de gestão de patrimônio da firma. Em outubro de 2007 se tornou Presidente (CEO) da empresa, cargo que ocupou até 2022. Amaury também é membro do Comitê de Investimentos e sócio responsável pela área de investimentos em participações (private equity) desde 2014. Anteriormente, ele foi DiretorExecutivo do Banco Mundial (World Bank), IFC e MIGA (fins de 2002 até início de 2004) e Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda (de Abril 1999 até Novembro 2002). Amaury já havia ocupado posições de senioridade no âmbito do governo federal, notadamente Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1998-99) e Economista-Chefe do Ministério do Planejamento (1996-98). No setor privado, ele foi Economista-Chefe do Citibank Brazil (do início de 1994 até meados de 1996); sócio da empresa de consultoria Kandir & Associados (1992 -93); e economista-sênior da Sadia e da Copersucar.

João Adamo Junior Ver

Diretor Fundador e Gestor, possui 26 anos de experiência no mercado financeiro. É gestor CVM e membro do Comitê Executivo e de Investimentos da Cadence Gestora de Recursos. Atuou em diversos cargos de direção em renomadas instituições, tais como: vice-presidente de produtos estruturados do Banco Fenícia, entre 1993 à 1997; Chefe de produtos estruturados do Deutsche Bank de 1997 à 2000; fundador da joint-venture Maxblue DTVM do Deutsche Bank com o Banco do 76 Brasil onde atuou como CEO; foi chefe-adjunto da plataforma de produtos de wealth management no UBS São Paulo entre de 2003 à 2007, no ano de 2006 também atuou como executivo sênior na integração do Banco Pactual com a plataforma mundial do UBS e, em 2007 como diretor executivo da Vision Brazil Investments; foi diretor e membro do comitê executivo da Mainstay Asset Management e membro do conselho fiscal da Net entre 2012 e 2013. Foi sócio fundador da More Invest Gestora de Recursos. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em Administração de Empresas pela FGV-EAESP.

Luis Eduardo Pereira de Carvalho Ver

Sócio-diretor da Setape Assessoria Econômica Ltda., empresa que oferece soluções completas em avaliação e gestão de ativos, sendo especializada em avaliações econômicas, assessoria financeira, estudos e projetos econômicos. O grupo é afiliado à VRG – Valuation Research Group, com representantes nos Estados Unidos, México, Argentina, Espanha, China, Canadá, Inglaterra e Austrália. Acumula experiência como executivo em empresas de grande porte, como Camargo Corrêa S.A., Delta Metal Overseas, PZM Comercial, Agrícola e Construtora Ltda., Carlos Pereira Indústrias Químicas e Boucinhas & Campos Consultores Ltda. É engenheiro de produção graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e tem MBA em Business/Finanças pela London Business School.

Comitê de Pessoas
Membros
Francisco Amaury Olsen Ver

Nasceu em São Bento do Sul/SC em 22/11/1949. É formado em Administração de Empresas pela Universidade de Joinville (FURJ), com curso de extensão em Administração de Empresas (“Advanced Management”) na University of Southern California – USC. Ocupou a presidência da Tigre Tubos e Conexões por 15 anos. Desde 2007 integrou Conselhos Administrativos de companhias nacionais e internacionais, como Tigre, Cerâmica Portobello, Papaiz, Marisol, Unipar Carbocloro e Estacio. Atualmente é conselheiro independente do Grupo Rotoplas no Mexico, S&B no Texas EUA, Tigre S/A, Tenda Atacado, Grupo Baumgart, Heads-Agencia de Publicidade, Galvani/Fosnor Fertilizantes, Copersucar e Presidente do Conselho da Zilor Usinas de Açúcar e Etanol. Conselheiro suplente na Klabin S/A. Preside ou integra inúmeros comitês de apoio a Conselhos, especialmente nas áreas de Auditoria e Riscos, Sustentabilidade, Pessoas e Governança, Partes Relacionadas. É sócio proprietário da Olsen Consultoria, e presta serviços a grandes companhias em segmentos como papel e celulose, Portos, Mineração, atacadistas, shopping centers, comércio eletrônico, construção civil e Agricultura. Fundou a Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção (Abramat), em São Paulo, e o Instituto Trata Brasil.

Marcelo Bertini de Rezende Barbosa Ver

Formado em Economia e pós-graduado em finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização na Harvard Business School. Atualmente é sócio de nove empresas no Estado de São Paulo. Acumula passagens por empresas de renome como IBM Brasil e McKinsey, com experiência nas áreas de Contabilidade, Finanças e Auditoria. É presidente da Cinemark Brasil, e já foi diretor financeiro e vice-presidente da rede. Também é presidente da ABRAPLEX – Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex e membro do comitê estratégico da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Wolff Klabin Ver

Iniciou carreira nas áreas de fusões e aquisições do Banco JP Morgan. Foi sócio da Gestora de Recursos Jardim Botânico Investimentos. Desde 2014 é sócio fundador da gestora 4K Investimentos e em 2019 fundou a Alexia Ventures, fundo de Venture Capital. É cofundador de algumas organizações sociais: Prep Estudar Fora da Fundação Estudar, RenovaBr e Movimento União Rio. Também é membro do Conselho da Escola ORT Brasil, do David Rockfeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard e do Instituto Igarapé. Atua também como membro suplente do Conselho de Administração de Klabin S.A. desde 2019, tendo atuado anteriormente como suplente no período de 2001 a 2012. Wolff é Bacharel pela Universidade de Harvard e fez o OPM43 na Harvard Business School.

Comitê de Sustentabilidade
Membros
Maria Eugênia Lafer Galvão Ver

Diretora da GL Holdings S.A., que é acionista da Klabin Irmãos S.A.. Diretora de GL Investimentos e Participações Ltda., da GL Agropecuária Ltda e da Gepel Rural Ltda. Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-graduada em Jornalismo pela Columbia University, NY, USA. É coordenadora do Instituto Jaborandi, organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos sob medida para instituições, criando projetos educacionais com uso da informática educativa sob medida para instituições, redes públicas de ensino e empresas.

Pedro Oliva Marcilio de Sousa Ver

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, é fundador e Diretor da CRD Capital Administração de Recursos Ltda. Entre 2005 e 2007, foi Diretor da Comissão de Valores Mobiliários. Foi também Vice-presidente da divisão de banco de investimento do Goldman Sachs Banco de Investimento S.A. e, entre 2009 e 2010, foi Managing Director do Banco Standard de Investimento S.A., sendo responsável pela assessoria de compra e venda de empresas. De 2011 a 2017, atuou como Diretor do Grupo BR Partners. Entre 2012 e 2017 foi membro do Comitê de Auditoria da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão e, entre 2012 e 2017, membro do Comitê de Auditoria da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar).

Roberto Luiz Leme Klabin* Ver

Advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP). Tem especialização em Administração de empresas pela Universidade Mackenzie, e formou-se em Harvard pelo programa Owner / President/ Management (OPM 31). É sócio-gerente nas seguintes empresas: KL & KL Participações Ltda; RK Hotéis e Turismo e Caiman Agropecuária Ltda. Tem importante atuação como ambientalista, sendo atualmente Vice-Presidente da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto SOS Pantanal. Membro do Conselho Diretor da Fundação Amazônia Sustentável; Membro do Conselho Consultivo do FUNBIO, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade; Membro do Conselho Consultivo do Meio Ambiente do Governo de São Paulo; Membro do Conselho de Gestão do Projeto Onçafari; Membro do Conselho de Gestão do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais). Membro do Conselho Deliberativo do Hospital Einstein; Membro do Conselho Deliberativo do Museu Judaico; Presidente do Conselho do Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MUBE) e Vice-Presidente da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA).